Transformando três em cinco – Acabamento 4.0 no seu melhor

No evento Hunkeler Innovationdays na cidade de Lucerna, Suíça, Müller Martini apresenta pela primeira vez a linha alimentador-colador de guardas / encadernadora Vareo PRO / robô de corte trilateral InfiniTrim, complementada com a solução de desempilhamento e triagem. Os dois novos sistemas no início e no fim da linha garantem o aumento da eficiência na produção de livros em capa flexível e capa dura em tiragens muito curtas, otimizando também a logística.

Müller Martini provocou grande espanto dos especialistas no assunto quando apresentou a Vareo de 1350 ciclos/hora na HID 2015, uma encadernadora predestinada para produtos impressos de modo digital e offset, cujas três garras têm seu próprio acionamento servo – para que cada passo do processo de acabamento possa ser adaptado individualmente ao produto. Um ano depois, Müller Martini mais uma vez causou sensação ao apresentar a InfiniTrim durante a drupa 2016, um novo robô de corte de 2000 ciclos/hora com um conceito revolucionário de acionamento, transporte e corte trilateral, sua segunda estreia mundial em 15 meses. Desde então, o time dos sonhos Vareo/InfiniTrim tem sido considerado imbatível na produção de livros em capa flexível com tiragens curtas de até um exemplar por pedido.


Desempilhador/Alimentador-colador de guardas/Vareo PRO/InfiniTrim/Solução de triagem: Automatizando ainda mais a produção de livros com capa flexível e capa dura em tiragens curtas.

Mais três anos depois, a dupla se tornou um trio quando Müller Martini mostrou a solução Alimentador-colador de guardas/Vareo/InfiniTrim para a produção industrial de blocos para livros de capa dura no modo “Book-of-One” para um grande público na HID 2019. Era a primeira vez que um alimentador-colador de folhas de guarda altamente automatizado foi usado em uma linha com velocidade mais baixa, garantindo que os blocos de livros com folhas de guarda e reforços em papel crepado na lombada possam ser produzidos em linha e com qualidade superior, mesmo em tiragens muito curtas.

Nova solução de desempilhamento e triagem
Agora o trio tornou-se um quinteto. Na HID deste ano, Müller Martini apresenta a solução Alimentador-colador de guardas/Vareo PRO/InfiniTrim, estendida com um sistema de desempilhamento para maior eficiência ao alimentar blocos de livros no início, e uma solução de triagem inteligente para classificação flexível e totalmente automatizada de livros no final, coordenada com os requisitos individuais de cada cliente.

O desempilhador posicionado na entrada da linha separa os blocos de livros, que geralmente são impressos digitalmente em folhas dobradas e pré-coladas, do topo da pilha. Isto resulta em alta confiabilidade do processo e, portanto, alta eficiência. Blocos com espessuras variáveis ​​(controladas por código de barras), bem como com espessuras constantes, podem ser separados de maneira confiável.

Na entrada do alimentador-colador de folhas de guarda, o código de barras de cada bloco de livro individual é escaneado. Além da identificação do pedido e da informação de vários dados de formato, são armazenados dados sobre o bloco de livro (se é de capa flexível ou de capa dura). Isto significa que todos os componentes da linha, até a triagem, sabem exatamente o que têm de fazer com o respectivo bloco de livro. Tanto os blocos de livro de capa flexível quanto os de capa dura podem estar na mesma pilha e ser misturados em termos de sequência.

No caso de bloco para livro de capa flexível, o alimentador-colador de folhas de guarda só serve de passagem e, na Vareo PRO, a capa flexível é alimentada e colada quando uma correspondência positiva é feita. Se um bloco para livro de capa dura for detectado na entrada do alimentador-colador de guardas, a colagem lateral é feita e as guardas são introduzidas e prensadas de acordo, e na Vareo PRO ocorre a aplicação de uma tira de papel crepado ou similar na lombada. Uma unidade de digitalização e impressão seguida a Vareo PRO imprime automaticamente um código de barras na faixa do reforço da lombada, para que o livro possa ser identificado posteriormente.

Este modo de produção misto patenteado não só economiza o tempo de trabalho da triagem antecedente, mas também garante que os prazos de entrega sejam reduzidos ao mínimo. Porque se ocorrerem problemas em uma das etapas subsequentes do processo, a produção já concluída de brochuras de capa mole e blocos de livro de capa dura não será afetada, ganhando tempo para poder reagir e corrigir, se necessário.

Triagem totalmente automatizada dos pedidos mistos
A nova solução de triagem no final da linha, integrada ao sistema de fluxo de trabalho Connex da Müller Martini, se destaca em uma Gráfica Inteligente (Smart Factory), particularmente quando os blocos de livro – até a tiragem 1 – vêm de várias encadernadoras Vareo PRO e são cortados em um único robô de corte InfiniTrim para criar produtos finais acabados. Seja a separação por produtos de capa dura e capa flexível, por diferentes clientes, por produtos que ainda precisam ser estampados ou por alta urgência: O novo sistema de controle de transporte inteligente garante a triagem desejada da mistura colorida de pedidos, deixando o robô de corte em um processo totalmente independente e automatizado. "Com esta nova aplicação de logística, estamos oferecendo aos nossos clientes outra ferramenta importante para automatizar ainda mais a produção – isto é o Acabamento 4.0 no seu melhor", diz Ronald Reddmann, gerente de produto “sistemas de encadernação em lombada quadrada” na Müller Martini.

Novo bico injetor VPN-Flex: Economia de até 30% no consumo de cola e até 20% de aumento na produtividade
A Vareo PRO também está passando por uma atualização tecnológica. Possui um sistema de bico injetor VPN-Flex completamente novo, desenvolvido em conjunto com a empresa Robatech, para a produção de livros com espessuras variáveis. Não importa a espessura de um produto: O excesso de adesivo PUR não é mais espremido para fora do bico, nem precisa ser removido ou limpo, porque essas situações não ocorrem com o novo sistema. 

A nova tecnologia garante um uso significativamente mais eficiente do adesivo com economia de até 30 por cento e, por outro lado, uma produtividade até 20 por cento maior, pois a produção contínua é possível. Além disso, o novo sistema possui um desenho mais simples, especialmente na área do bico de injeção, e pode ser facilmente mantido mesmo por um operador de máquina menos qualificado.

O Sistema de controle de aplicação de cola “LAK” também foi aprimorado. Com novos componentes de hardware e software e novos algoritmos, agora permite uma avaliação ainda mais precisa da aplicação de cola PUR na lombada do bloco de livro.