Onlineprinters tinha a necessidade – Müller Martini a solução com a Presto II Digital

Para garantir um ótimo acabamento “nearline” de revistas, brochuras e catálogos impressos em modo digital a partir de bobinas e com uma ampla variedade de tiragens, Onlineprinters investiu em uma nova grampeadeira Presto II Digital da Müller Martini
para a sua Gráfica na cidade de Neustadt an der Aisch, Bavária / Alemanha. 


Como a maioria das empresas de Artes Gráficas em todo o mundo, o Grupo Onlineprinters foi duramente atingido pela pandemia da Covid 19 na primavera de 2020. Até porque muitos eventos – que representam cerca de 25% das vendas em anos “normais” – foram cancelados devido ao “lockdown” que perdurou meses. "No entanto", diz Jürgen Winkler, CEO da Onlineprinters, "saímos bem da crise – em parte graças à nossa ampla oferta Business-to-Business com muitos produtos de escritório, e graças ao nosso foco internacional".
Traduzido em números: após uma significativa queda inicial em 2020 com relação ao ano anterior, 2021 já estava de volta ao nível anterior à pandemia. E de acordo com Jürgen Winkler, o ano 2022 também começou muito bem, “exceto para a Alemanha, porque aqui tivemos as regras mais rigorosas de Corona-Vírus por um longo tempo”. No entanto, a planta de Neustadt foi particularmente bem ocupada durante as primeiras semanas deste ano, "e até tivemos que recusar pedidos" (Jürgen Winkler).

Ampla (e fiel) base de clientes
Em Neustadt an der Aisch, um dos seis locais de produção da Onlineprinters – os outros são em Århus (Dinamarca), Madrid (Espanha), Southend-on-Sea (Inglaterra), Szczecin (Polónia) e Waldbüttelbrunn (Alemanha) – 35% do volume impresso é destinado ao mercado Alemão, e 65% para a exportação (com foco na França / Suíça / Áustria / Itália). A base de clientes, a qual é tal ampla quanto fiel, varia de donos de restaurantes a clubes, de grandes empresas a pequenas gráficas que especializaram sua própria produção para formatos específicos. No entanto, editores independentes também estão entre eles.
Dos flyers (folhetos dobrados), revistas, brochuras e catálogos com 16 a 64 páginas, produzidos em tiragens de até um milhão de exemplares – curiosamente, o tamanho médio dos lotes aumentou em cerca de um terço se comparado a era pré-pandemia – a impressão digital é responsável por aproximadamente 35% do volume produzido. Por isso, a Onlineprinters em Neustadt an der Aisch começou recentemente a usar duas impressoras digitais rotativas a jato de tinta HP T250, além das doze impressoras digitais planas Indigo com toner. 

Jürgen Winkler (a esquerda), CEO da Onlineprinters: "Estou convicto que produtos impressos ganharão em importância. Porque essa forma de publicidade individual é acessível também para empresas menores". A direita, Frank Skorna (Gerente Regional de Vendas Müller Martini Alemanha).

Solução “nearline” a partir da bobina 
Naturalmente, a questão de como processar os produtos grampeados, que representam cerca de 30% das vendas, também surgiu durante a fase de planejamento. “Tínhamos a necessidade", diz Jürgen Winkler, "A Müller Martini como nosso parceiro de longa data tinha a solução”. E esta veio na forma da Presto II Digital com dobradeira de faca, dois alimentadores de pilha plana, um alimentador / dobrador de capas, e a guilhotina trilateral com esteira de saída dos produtos em escama.
A grampeadeira, que funciona em seguida a uma desbobinadora e cortadeira transversal Hunkeler e uma dobradeira transversal Heidelberg, faz parte de uma solução “nearline” que, geralmente, faz o acabamento de produtos impressos em modo digital a partir de bobinas, bem como de produtos híbridos com conteúdo offset e capas digitais. Enquanto isso, a alceadeira-grampeadeira modelo Primera MC, que recentemente entrou em operação em Neustadt an der Aisch, e os dois modelos mais antigos Bravo (principalmente para formatos A4) e ST 450 (principalmente para produtos em duplo parallelo) são usados exclusivamente para produtos impressos em modo offset.

Produtos populares e que economizam recursos
A grampeadeira Presto II Digital está ligada ao sistema de controle de fluxo de trabalho Connex, desenvolvido pela Müller Martini, no qual ambas as impressoras digitais T250 também estão integradas. "Isso não apenas acelera nosso processo de produção, mas também garante a sequência correta dos cadernos. Além disso, nos ajuda a elaborar o manifesto de bobinas e a produção por lotes”, enfatiza Jürgen Winkler, que se mostra satisfeito com a sua nova linha de grampo: "Nossas expectativas foram totalmente atendidas".

Jürgen Winkler também tem grandes expectativas para o futuro. "Estou convicto de que, com a Presto II Digital, fortalecemos nossa posição no mercado, que sairemos mais fortes da crise do Corona-Vírus e que os produtos que imprimimos ganharão em importância. Porque essa forma de publicidade individual é acessível também para empresas menores. E é eficiente em termos de recursos graças à tecnologia de impressão digital, pois apenas são produzidas tantas cópias quantas forem necessárias."

Onlineprinters...
  • ...tem as suas raízes em uma gráfica convencional e entrou na impressão “online” em 2004.
  • ... emprega 500 pessoas em Neustadt an der Aisch em base 5/24.
  • ... usa 14 impressoras digitais e 120 unidades (torres) de impressão offset em Neustadt an der Aisch.
  • ... tem mais de 1 milhão de clientes em 30 países – com 90% dos clientes vindos do setor Business-to-Business.
  • ... processa até 7500 pedidos por dia em todo o Grupo.
  • ... tem 2,5 milhões de opções de configuração em seu portfólio – incluindo muitos itens de merchandising imprimíveis, segmento de rápido crescimento.
  • ... imprime 35% em modo digital, mas os trabalhos offset representam 90% do volume impresso – em outras palavras: os produtos offset são três vezes mais volumosos.
  • ... produziu 3,2 bilhões de itens impressos em 2019.