A Drupa não perdeu a sua utilidade, mas tem que se reinventar

Os quatro dias da virtual.drupa 2021 já são história. “Acho que é bom que este experimento tenha sido ousado. Porque é importante que a nossa indústria marque a sua presença e não seja esquecida“, diz Adrian Mayr. No blog seguinte, o Gerente de Produto e Marketing Corporativo da Müller Martini revela seus pensamentos sobre a Drupa 2024.

Evidentemente, a “virtual.drupa 2021” não tem nem de perto o mesmo significado de uma Drupa real. Você já pode notar isso no número de fabricantes que participaram. Cinco anos atrás, mais de 1.800 companhias estavam presentes em Düsseldorf, mas somente um pouco mais de 200 participaram no show virtual.

Mesmo assim, acho bom que o experimento “Virtual Drupa 2021” tenha sido ousado – de ambos os pontos de vista, Drupa e fabricantes de máquinas. Porque é importante que a nossa indústria marque a sua presença e não seja esquecida. É por isso que ficou claro para nós desde o início que queríamos participar desta feira virtual. Para começar, a Drupa sempre foi importante para Müller Martini. Pelo outro lado, queríamos destacar a importância do acabamento de produtos impressos, que muitas vezes ainda é subestimado.

Não está apenas se tornando cada vez mais importante na complexa cadeia do processo da impressão digital, mas também usa seus pontos fortes – palavras chave toque e acabamento – na produção de livros clássicos. A propósito, também estamos vendo isso em nossos mercados, com muitos de nossos clientes registrando altas taxas de crescimento na produção de livros de capa dura em particular.

Para mim, “virtual.drupa” teve um significado especial
Desde a eclosão da pandemia corona há pouco mais de um ano, ocorreram inúmeros eventos online. Rolf Steiner, Diretor Administrativo do nosso cliente Vogt-Schild Druck AG falou em seu interessante blog da semana passada de maneira um tanto exagerada de um “overkill”. E tenho certeza de que você sente o mesmo que eu: Dificilmente passa um dia sem que eu possa assistir a um webinar do setor. No entanto, “virtual.drupa” teve um significado especial para mim. E por três motivos:

Em primeiro lugar, a marca Drupa atua como um ímã e irradia internacionalidade, enquanto muitas ofertas de webinar tendem a ter um caráter regional – mesmo que por razões linguísticas apenas. Em segundo lugar, “virtual.drupa 2021” cobriu todo o espectro da indústria de artes gráficas, enquanto os webinars online geralmente são limitados a uma gama específica de tópicos. E em terceiro lugar, “virtual.drupa 2021” nos deu a oportunidade de apresentar uma grande parte do nosso portfólio de máquinas diretamente no site “virtual.drupa 2021” e, como suplemento, em nosso online showroom.

Início promissor
Espero, naturalmente, que o maior número possível de clientes (potenciais) tenha aproveitado a oportunidade para visitar a Müller Martini na “virtual.drupa 2021”. Embora eu ainda não tenha os números detalhados de contatos ou de leads dos visitantes, o início foi promissor. No dia da inauguração, o número de cliques no nosso website, através dos quais muitas pessoas acessaram, era superior ao do mês anterior inteiro. E já recebi algumas consultas concretas nos primeiros dois dias da feira. No entanto, nossa sessão webinar “Müller Martini: Your strong partner – conduzindo a transformação digital no acabamento de produtos impressos” por Volker Leonhardt, Diretor do Grupo e de Vendas Globais, e Georg Riva, Gerente de Vendas, teria merecido um pouco mais participantes.

Assim que recebermos os leads da organização Drupa, entraremos em contato direto com os clientes – e com aqueles que, assim esperamos, se tornarão clientes em breve. Estou particularmente curioso em saber quantos clientes potenciais que ainda não conhecemos estão entre eles. Porém, para ser franco, minhas expectativas a esse respeito – ao contrário de uma Drupa real – não são muito altas. Isso porque, infelizmente, alguns fabricantes conhecidos de máquinas de impressão digital não estavam presentes na “drupa.virtual 2021”. Acho que é uma pena, pois Müller Martini é líder de mercado neste segmento com suas soluções “Finishing 4.0”.

Mostrando soluções e modelos de negócio
A este respeito, espero poder assistir a Drupa presencial novamente em 2024. Seria a minha quarta depois de 2008, 2012 e 2016. Às vezes ouvimos que essas grandes feiras de negócios não estão mais em sintonia com os tempos – especialmente em uma indústria como a nossa, que atualmente não está crescendo. São muito despendiosas para os fornecedores e para os visitantes, alguns dos quais viajam de longe. No entanto, não acredito que a Drupa tenha perdido à sua utilidade. Mas tem que se reinventar – e aí os expositores, sem dúvida, também desempenham um papel importante.

Afinal, as enormes despesas não são mais administráveis para muitos fabricantes de máquinas. É por isso que, no futuro, grandes áreas de exposição com maquinário impressionante não serão necessárias, mas sim inovações de ponta, demonstrações de soluções para produtos atraentes, e novos modelos de negócio com os quais nos dirigimos não apenas a gráficas e encadernadores de livros, mas também a outros segmentos, tais como editores ou agências. Em suma, queremos alcançar um efeito comparável com menos recursos.

Os componentes sociais como fator de sucesso da Drupa
Uma coisa, todavia, é certa: Nosso estande continuará a oferecer valor agregado no futuro. Mas ainda não posso dizer qual será o nosso formato na Drupa 2024, e se também teremos elementos virtuais no estande como, por exemplo, links com demonstrações de máquinas ao vivo desde os nossos centros de treinamento. No entanto, uma coisa é certa: Estou ansioso desde já para entrar em contato direto com você. Afinal, o componente social, todas as conversas formais e informais no estande e durante o jantar, são fatores chaves de sucesso da Drupa como mercado para nosso setor em geral e para o fortalecimento de nossa marca corporativa.

Webinars são unidimensionais, mas feiras de negócios permitem a comunicação bidirecional. Ou, como Rolf Steiner disse em seu blog, “Prefiro ver as pessoas ao vivo, porque as pessoas são analógicas – e a indústria das artes gráficas é como uma grande família em um mundo pequeno”. Eu pessoalmente vejo da mesma forma e, nesse sentido, já estou ansioso para vê-lo novamente em Düsseldorf na primavera de 2024!

Atenciosamente
Adrian Mayr